sexta-feira, 20 de junho de 2014

Aos barbos debaixo da ponte

No passado dia 10 de Junho, esse dia que não nos deixa esquecer que estamos em Portugal (assim como todos os outros =/) lá resolvemos sair para mais uma jornada de pesca e deixar de parte todas essas cerimónias protocolares e políticas que só servem para o inglês ver.

O nosso obejetivo era a captura de alguns barbos de bom porte e sendo assim fomos até ao Mondego para um pesqueiro (diretamente por baixo da ponte da europa) que já tínhamos ido espreitar no dia anterior e que nos parecera promissor.

Chegado ao local cedo demos conta que afinal aquilo de promissor tinha zero e que naquele sítio, apesar de se avistarem umas bogas e uns achigãs, apenas íamos tirar peixe pequeno porte e tal não era o nosso obejetivo.

Resolvemos então tentar a nossa sorte na margem oposta do rio. Pegamos no material e lá fomos nós.

Chegado ao novo spot a história mudou de figura, uma vez que nos foi possível desde logo avistar grandes exemplares de barbo e o espírito ganhou  de novo ânimo com a ideia de uma possível captura de tais animais.

Começamos então a nossa safra, mas passado três horas o resultado era o mesmo daquele que tínhamos tido na outra margem. Só saía peixe miúdo. 

Entretanto lá chegou o momento pelo qual tanto esperei toda a manhã, a bóia desapareceu num ápice e já estava o carreto a cantar. Depressa agarrei na cana e deu para perceber que era peixe de bom porte pelo arranque que deu. Tentei trabalhar o peixe com o maior cuidado possível, uma vez que estávamos a pescar com  extensos muito finos (0.12), mas mais uma arrancada (e um pouco de azelhice minha à mistura) e a linha rompeu.

No final da manhã o saldo foi zero no que a grandes capturas tocou, mas mesmo assim não foi uma má manhã porque ainda deu para sentir aquele pico de adrenalina que é ferrar um bom exemplar.

Ficam em baixo as fotos de algumas das pequenas capturas que ainda se realizaram nessa manhã e nunca é demais voltar a relembrar que todos os exemplares pescados foram devolvidos à água.

Quanto ao tal barbo, fica para a próxima. =)


Um dos pequenos góbios. Foram bastantes.

Perca - Sol. Peixe com uma coloração fantástica.

Mais um pequeno góbio.

O pormenor do suporte para as canas que já estava no local. Parte de um carrinho de compras. =)

E o spot de pesca ao qual havemos de voltar.

Sem comentários:

Enviar um comentário