quinta-feira, 3 de julho de 2014

Venham de lá esses achigãs - Barragem da Aguieira

A ida à Aguieira no passado dia um tinha como obejetivo uma boa pescaria às carpas, mas o que eu estava mesmo com vontade de tirar nesse dia era uns belos achigãs. E apesar de a pesca às carpas ter corrido bem, ainda me deu tempo de pelo meio fazer uns lançamentos e tentar tirar uns bichinhos destes que tanto gozo me dão.

Logo à chegada a agitação na água era clara e logo pensei para mim que havia de ter a sorte e tirar alguns peixitos. Logo que montem a cana fiz-me à água e comecem com os primeiros lançamentos.

No início com jerkbaits, depois com crankbaits, mas nada. Já com a luz do dia troquei e comecei a experimentar medalhas, das quais tanto gosto, e não precisei de muito tempo para tirar um meu primeiro achigã do dia. Tinha cerca de vinte centímetros, mas ainda assim soube bem tirar aquele pequeno exemplar.

Primeiro exemplar tirado com uma medalha. Cansado mas feliz. =)



Depois disto seguiram-se umas horas sem grande ação, apenas uns pequenos toques e pouco mais.

Já perto do meio dia resolvi ir buscar ao saco outro tipo de amostra. Troquei a amostra, faço o primeiro lançamento e depois de recolher uns metros de linha... zás!!! Um belo ataque de um achigã que me voltou a animar e a encher de vontade de ali continuar o resto do dia. Este já era um exemplar maiorzito e claro foi pescado com a ajuda de um senko(empate texas), que não pode faltar na mala de qualquer um que goste deste tipo de pesca.
Mais cinco lançamentos e mais um peixe, mais ou menos do tamanho do anterior.

Lá está o senko que lhe foi difícil de resistir. 

E este o último do dia.

Depois disto a minha sorte parece ter terminado e acabei por não tirar mais nenhum exemplar desta espécie.

Uma das coisas que me impressionou neste dia de pesca foi a quantidade de pequenos achigãs junto às margens do rio e pela forma como seguiam as amostras, muitas vezes em grupos de cerca de vinte ou mais peixes.

Um dos pequenos que por lá andava. Eram às centenas.

Foi bom perceber que esta é uma espécie que aparentemente se encontra de boa saúde e que daqui a uns tempos vou ter a oportunidade de poder apanhar alguns daqueles pequenos peixes, que no entretanto ainda têm que crescer mais alguma coisa. =)

No final todos os exemplares foram devolvidos à água.

Hora de devolução. =)
Cana - pezon & michel invitation touch rainbow 2.10
Carreto - shimano symetre fl 4000

Boas pescarias. =)

Sem comentários:

Enviar um comentário